Apoio ao Cliente netCEM

808 22 36 24

netCEM

A netCEM é a plataforma de Banca Electrónica que a Caixa Económica da Misericórdia disponibiliza aos seus clientes para acederem online às suas contas, através de qualquer dispositivo com ligação à Internet.

 

Com a netCEM poderá aceder a um conjunto de operações como a consulta de saldos e movimentos das contas, transferências, operações com aplicações a prazo e poupanças, pagamento de serviços ao estado e ao sector público e carregamento de telemóveis, entre outros.

 

A netCEM está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. No entanto, aos fins de semana e feriados, a data do movimento é a do dia útil seguinte. Para efeitos de manutenção do serviço, este poderá ficar temporáriamente indisponível entre as 23:00h e as 24:00h.  

 

Adesão

Para aderir à netCEM tem de possuir uma conta na CEMAH. Poderá solicitar o acesso ao serviço dirigindo-se a um dos nossos balcões,  identificando-se perante o funcionário e indicando o seu NIF.

 

Depois de assinar o contrato de adesão que lhe será entregue aquando do pedido, ser-lhe-ão fornecidas as credenciais de acesso onde constam o seu código de utilizador e o código de acesso. Posteriormente, por correio, receberá o seu cartão matriz que lhe permitirá movimentar as suas contas.

 

É importante que nunca forneça a terceiros os seus dados de acesso bem como os dados do seu cartão matriz.

 

Segurança

 

A CEMAH implementou uma série de medidas com vista à maximização da segurança na netCEM.

 

1ª - Forma de comunicar com o serviço netCEM

 

Todas as comunicações efectuadas têm por base sessões seguras (SSL - Secure Socket Layer) e codificadas utilizando certificados Verisign, de forma a que seja prevenida a tentativa de acesso por intervenientes que não sejam o cliente e a netCEM.


SSL (Secure SocKet Layer)

O protocolo SSL provê a privacidade e a integridade de dados entre duas aplicações que comunicam pela Internet. Isto ocorre através da autenticação das partes envolvidas e da criptografia dos dados transmitidos entre ambas para prevenir que intermediários, entre as duas pontas da comunicação, tenham acesso indevido ou falsifiquem os dados transmitidos.

 

Encriptação
Todos os dados que são transmitidos entre o cliente e a netCEM são encriptados/codificados, de forma a que não possam ser lidos nem decifrados por terceiros.

 

 

2ª - Acesso e Utilização

 

Para aceder à netCEM é necessário que o cliente introduza o código de utilizador, o código de acesso e aleatoriamente 2 posições do seu NIF (Número de Identificação Fiscal).

 

Browsers recomendados
O acesso é suportado por qualquer versão de browser, sendo recomendável um que suporte a encriptação de dados a 128 bits.

 

Teclado Virtual
Nas áreas de introdução do código de acesso e das coordenadas do cartão matriz é disponibilizado um teclado virtual para que os utilizadores possam, em segurança, digitar a informação solicitada.

 

Cartão Matriz
A cada utilizador do serviço será dado um cartão matriz composto por uma grelha com coordenadas de 3 posições cada. Todas as operações bancárias (excepto consultas), obrigam à introdução dos 3 algarismos de duas das coordenadas, pedidas aleatoriamente na altura de efectuar as operações.

 

Deve, em caso de perda ou roubo do cartão matriz, desactivar o serviço imediatamente, dirigindo-se a um dos nossos balcões ou contactando a linha de apoio ao cliente netCEM 808 22 36 24 (808 A CEMAH).

 

Suspensão Automática do Acesso
Nas situações em que o Cliente consecutivamente falha por 3 vezes a introdução dos códigos de acesso à netCEM ficará temporariamente suspenso do seu acesso por 1 hora.

 

Aconselhamos, sempre que tenha de se ausentar do seu computador ou terminar as operações que estiver a executar, que clique no botão "Sair" para que a sua sessão seja legitimamente terminada.

 

 

3ª - Infra-Estrutura do Sistema

 

Segurança física ao nível dos equipamentos
Todos os equipamentos informáticos envolvidos no serviço estão alojados em instalações seguras, com controlo de acessos adequado. Os equipamentos estão também protegidos contra falhas de alimentação eléctrica e incêndio.

 

Firewall
O sistema está protegido por Firewalls de segurança que têm como função restringir acesso a utilizadores que não utilizem o protocolo HTTPS ou que não cumpram as regras de acesso ao serviço.

 

Monitorização
O serviço dispõe de uma monitorização 24x7 com base em ferramentas e quadros especializados que analisam e previnem acessos indevidos.

 

Recomendações Finais

A CEMAH recomenda que nunca aceda à netCEM através de endereços de internet que possam vir referenciados em e-mails. Também é importante que não guarde o site  netCEM nos favoritos do seu browser.